Ano a ano: Conheça a história da CAOA, empresa de Carlos Alberto de Oliveira Andrade

A marca do setor automotivo, fundada em 1979, está presente, hoje, em todas as regiões do Brasil.

 

A CAOA é o maior conglomerado de distribuição e fabricação de automóveis da América Latina, fundada em 1979 pelo médico e empresário brasileiro Carlos Alberto de Oliveira Andrade — atual Presidente do Conselho de Administração da companhia. A empresa é fruto do espírito empreendedor de quem, na ocasião, era um profissional da medicina respeitado em todo o Norte e Nordeste brasileiro.

1979: A proposta 

Há quase 40 anos, a concessionária Ford de Campina Grande, município do estado da Paraíba(PB), falia — isso após vender um Ford Landau, que nunca foi entregue, ao Dr. Carlos. Ele não pensou duas vezes e propôs que a loja fosse repassada para ele, como uma forma de compensar o pagamento realizado pelo veículo não entregue.

Com a negociação concluída, nascia a CAOA, uma referência às iniciais do, então, empresário — Carlos Alberto de Oliveira Andrade — que passou a administrar o empreendimento. Menos de seis anos após a fundação da empresa, já veio o primeiro grande retorno — a CAOA já era a maior revendedora Ford do Brasil.

1992:  A importação de veículos Renault

O ano de 1992 marcou a abertura do mercado brasileiro à importação de veículos que, até então, era proibida. E nessa nova jornada embarcou, também, a CAOA. A companhia se tornou, ainda em 1992, a importadora oficial e exclusiva no país da fabricante francesa Renault, e fez dela a número um em vendas no segmento de importados — e a quinta no mercado em geral.

Contudo, alguns anos depois, a parceria com a montadora francesa foi encerrada e a CAOA deixou de representá-la no País.

1998: A importação de veículos Subaru

Em 1998, a empresa de Carlos Alberto de Oliveira Andrade passou a ser a importadora exclusiva da marca japonesa Subaru que, antes, era representada por outro companhia. Quando a CAOA assumiu, as vendas da Subaru triplicaram em menos de um ano.

1999:A importação de veículos Hyundai

A marca sul-coreana de automóveisHyundai também já havia sido representada no Brasil por dois outros distribuidores — mas, sem sucesso.

Cenário que mudou em 1999, quando a CAOA assumiu a tarefa. Em pouco tempo e com a estratégia traçada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, a marca Hyundai tornou-se líder no mercado brasileiro de importados com o modelo HyundaiTucson.

2007: A inauguração da primeira montadora no Brasil

Em 2007, a CAOA inaugurou — no Distrito Agroindustrial de Anápolis, situado na cidade de Anápolis, em Goiás —a CAOA Montadora de Veículos S/A,primeira fábrica da Hyundai no Brasil.

Erguer a própria fábrica era um sonho para o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade. O empreendimento de R$ 1,2 bilhão foi construído com recursos próprios e rendeu ao executivo o título de “Empreendedor do Ano na Indústria”, entregue pela conceituada revista IstoÉ Dinheiro.

2010: O pontapé inicial nos reconhecimentos

Por conta do seu programa de reaproveitamento de resíduos da produção dos veículos e a participação no reflorestamento da região Centro-Oeste, a CAOA Montadora foi reconhecida, em 2010, com o selo de “Empresa do Bem”, pela IstoÉ Dinheiro. Desde então, outras condecorações vieram ao longo dos anos para a fábrica de Anápolis — como, por exemplo, o selo de “Mais Admirada”, entregue pela publicação Carta Capital.

Ainda em 2012, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade conquistou o título de “Distribuidor do Ano”, dado pela matriz Hyundai e disputado entre os 179 distribuidores Hyundai de todo o planeta. Ele foi o primeiro distribuidor fora da Europa a receber o prêmio.

Já, em 2014, a CAOA conquistou o primeiro lugar no ranking anual de satisfação — tanto em vendas, quanto em pós-vendas — realizado pelo instituto J.D. Power, conceituada consultoria mundial especializada em pesquisas de satisfação.  Feito que a empresa repetiu no ano de 2017.

2015: Ainauguração do Centro de Pesquisa e Eficiência Energética

Em 2015, a CAOA inaugurou nas instalações da CAOA Montadora, em Anápolis (GO), o Centro de Pesquisa e Eficiência Energética (CPEE). Trata-se do mais completo laboratório de Eficiência Energética da América Latina. O espaço realiza análises com novos veículos e motores; bem como, pesquisas de combustíveis e homologação de novos modelos; e estudos sobre conceitos de produtos para a próxima década, sobre mobilidade urbana, sobre conceitos de manufatura e fluxos logísticos, e na linha da Manufatura 4.0.

2017: A parceria com a chinesa Chery

Em 2017, o empreendimento de Carlos Alberto de Oliveira Andrade se uniu, em um acordo histórico de cooperação, com a chinesa Chery, para lançarem a CAOA CHERY, uma nova montadora de veículos 100% nacional.

Essa parceria agrega o melhor das duas empresas: a força da engenharia e os elevados padrões de qualidade de venda e pós-venda da CAOA, com a avançada tecnologia da Chery.

O momento atual

Atualmente, a empresa fundada por Carlos Alberto de Oliveira Andrade está presente em todas as regiões brasileiras e possui concessionárias das marcas Ford, Hyundai e Subaru, além de ser importadora exclusiva dos modelos Hyundai e Subaru no Brasil desde o final da década de 1990. A CAOA também produz, em sua fábrica – a CAOA Montadora – na cidade de Anápolis (GO), os utilitários esportivos Tucson, iX35 e New Tucson, além dos caminhões HR e HD80.

Em quase 40 anos de atuação, a CAOA já superou a marca de um milhão de veículos comercializados no Brasil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *