Quais são os benefícios da cenoura?

A cenoura é um dos alimentos mais consumidos para uma alimentação saudável e diariamente saem inúmeras notícias sobre o mesmo, principalmente porque possui inúmeras vitaminas e nutrientes essenciais para o corpo e para a saúde em geral. Além de ser versátil na cozinha, a cenoura é fonte de agentes antioxidantes, além de possuir uma grande quantidade de vitamina C, vitamina K, vitamina B8 e ácidos como o pantotênica, o fólico, o potássio, o ferro, o cobre e o manganês.

Dentre os inúmeros benefícios que a cenoura proporciona estão: a prevenção das doenças cardíacas, já que um estudo recente realizado na Escócia revelou que os níveis de colesterol caiu em média 11% nas pessoas que consomem cenouras cruas com regularidade.

Além disso, alguns cientistas suecos descobriram que estes vegetais com raiz podem reduzir as chances de ter um ataque cardíaco. Um estudo recente do Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri na Itália, descobriram que as pessoas que comem mais cenouras, tem 1/3 de risco de ataque cardíaco, em comparação com os que não consomem.

A cenoura ainda auxilia no controle da pressão arterial, já que são ricas em fontes de Potássio e pode relaxar a tensão nos vasos sanguíneos e nas artérias, aumentando assim o fluxo sanguíneo e reduzindo o estresse do sistema cardiovascular. O legume ainda é benéfico para o sistema imunológico, já que possui propriedades antissépticas e antibacterianas, o que em conjunto com a vitamina C, protege o sistema; a cenoura ainda é benéfica para a digestão, graças as fibras presentes no legume que auxiliam na manutenção da saúde digestiva. A cenoura ainda previne enfermidades como a constipação e protege o cólon e o estômago.

A cenoura ainda possui outros benefícios para saúde, como a prevenção do câncer; previne a degeneração macular; traz inúmeros benefícios para a visão, que muitas vezes são ocasionadas ou aumentadas pela deficiência de vitamina A; para a saúde oral; para a prevenção do AVC, pois o consumo da cenoura reduz o risco de derrames em até 68%, graças aos altos níveis de betacaroteno, presentes na cenoura; e para a diabetes, que auxilia a regular o açúcar no sangue, contribuindo assim com menor açúcar no sangue e uma insulina controlada no sangue.

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