Projeções sobre a inflação e o PIB do Brasil são positivas para 2019

Os especialistas do mercado financeiro fizeram projeções reduzidas sobre os números da inflação experimentada no Brasil até o final de 2019. Segundo os especialistas no assunto, o país pode encerrar o ano com uma inflação na casa dos 3,85%. As notícias sobre essa e outras projeções foram divulgadas pelo Boletim Focus, um periódico sobre economia de responsabilidade do BC (Banco Central).

No início de fevereiro deste ano, os economistas lançaram uma estimativa sobre o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), principal índice que mede o patamar da inflação no Brasil e o único com o poder de oficializar tais números, sendo de total responsabilidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A estimativa lançada pelos especialistas sobre o IPCA era de que o índice iria encerrar o ano de 2019 em 3,87%. Essa projeção é equivalente a uma redução de 0,2 ponto percentual (p.p) quando comparada com a previsão mais recente lançada junto ao Boletim Focus.

A partir desta projeção, já é possível observar que o número projetado está abaixo da meta de inflação determinada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), que projetou inflação de 4,25% e margens de tolerância de 2,75% para menos e 5,75% para mais. Os 3,85% projetados pelos economistas responsáveis pelo Boletim Focus ainda estão dentro da margem de projeção do CMN.

Já para 2020, as estimativas lançadas pelo mercado financeiro ficaram em 4%, um número ainda dentro da atual meta do governo sobre a inflação no Brasil. As estimativas traçadas para os anos de 2021 e 2022 vem acompanhadas de previsões sobre o IPCA, previsões essas que não foram alteradas e permaneceram em 3,75%.

Além de projetar os números sobre a inflação no Brasil para este e os próximos dois anos, o Boletim Focus também divulgou dados sobre a projeção do PIB (Produto Interno Bruto), indicador responsável pela medição de todos os serviços e bens produzidos pelo país periodicamente e de como está a economia do país dentre cada período avaliado. A projeção realizada pelo Boletim sobre o PIB foi de que ele irá crescer 2,48% até o encerramento de 2019.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *